Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Rachel Maia

Rachel Maia

Formada em ciências contábeis nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), pós-graduada na Universidade de São Paulo (USP) e com cursos em Vancouver, no Canadá, e Harvard, no Estados Unidos, Rachel iniciou sua carreira como controller na Seven Eleven. Atuou na Novartis Pharmacy e foi CFO na Tiffany & Co, tendo sido responsável pela chegada da empresa ao Brasil. Hoje, a CEO da Pandora Brasil faz parte do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e Câmara Dinamarquesa e é membro do comitê de presidentes da Câmara Americana de Comércio.

Reginaldo Arcuri

Reginaldo Arcuri

Presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), do Fórum Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Superior Movimento Brasil Competitivo (MBC). Presidiu a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi secretário nacional de desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e diretor da Secretaria do Mercosul. Professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Renata Vilhena

Renata Vilhena

Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), integra o Comitê de Acompanhamento do Programa Líderes de Gestão Pública da Vetor Brasil, professora associada da Fundação Dom Cabral, consultora em gestão pública, ex-secretária de planejamento em Minas Gerais.

Renato Alves Vale

Renato Alves Vale

Presidente da CCR desde sua fundação, em 1998. Foi presidente da CCR AutoBan e diretor de engenharia da CCR NovaDutra. Ocupou cargos de direção em grandes construtoras nacionais e foi escolhido Executivo de Valor 2015 e 2016 na categoria Logística e Transporte, pelo jornal Valor Econômico, e é um dos três brasileiros no ranking dos 100 melhores CEO do mundo, em 2014, 2015 e 2016, pela Harvard Business Review.

Ricardo Balestreri

Ricardo Balestreri

"Presidente do Observatório do Uso Legítimo da Força e professor na Universidade Estácio de Sá. Educador, licenciado em história, especialista em psicopedagogia clínica e em terapia de família. Foi secretário nacional de segurança pública e diretor de ensino e pesquisa em segurança pública do Ministério da Justiça, onde executou o PRONASCI. Integrou o Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos e foi presidente da Anistia Internacional, Brasil. É membro do Comitê de Segurança Pública com Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Comissão de Segurança Pública da OAB/RN."

Ricardo Morishita

Ricardo Morishita

Professor da disciplina direito do consumidor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e diretor de pesquisas e projetos no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2010) e presidente do Foro Ibero-americano de Agências de Governo de Proteção do Consumidor (2004-2005).

Ricardo Patah

Ricardo Patah

Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Graduado em direito e em administração. Foi delegado da UGT na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999, e representante dos trabalhadores do Conselho Curador do FGTS em 2001. Participou do Conselho Nacional da Previdência em 2005.

Roberto Justus

Roberto Justus

Administrador, publicitário, empresário, apresentador de televisão brasileiro e chairman do Grupo Newcomm, holding das agências Y&R. Ganhou projeção apresentando um programa de revelação de jovens empreendedores.

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o cooperativismo. Ex-ministro da agricultura e ex-secretário de agricultura e do abastecimento do estado de São Paulo, foi presidente da Sociedade Rural Brasileira.

Roberto Setubal

Roberto Setubal

Presidente e CEO do Itaú Unibanco e presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Presidiu a diretoria-executiva da Febraban, é membro da Conferência Monetária Internacional, do Comitê Consultivo Internacional de Nova Iorque do Federal Reserve Bank e é fundador e presidente da Comissão Executiva do Programa Itaú Social.

Robson Andrade

Robson Andrade

Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Graduou-se em engenharia mecânica e participou do programa de gestão estratégica para dirigentes empresariais da Fundação Dom Cabral e do Insead (França). Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Rose Bone

Rosemarie Bröker Bone

Mestre e doutora em economia, é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e procuradora Educacional Institucional da UFRJ junto ao Inep e ao MEC. Integra o Conselho de Pós-graduação da Escola Politécnica da UFRJ. Foi coordenadora do curso de Engenharia de Produção e chefe do Departamento de Engenharia Industrial. Pesquisadora e consultora na área de energia, com destaque para economia e regulação do petróleo e gás natural. Também atuou na Coordenação das Relações Internacionais da Escola Politécnica.

Rubens Ometto

Rubens Ometto

Presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A. e da Raízen. Graduado em engenharia mecânica de produção, é um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Cana (Unica). É membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) desde 2015.

Ruth Monteiro

Ruth Monteiro

Advogada previdenciária e trabalhista, ocupa atualmente o cargo de secretária nacional de direitos humanos da Força Sindical. É mestre em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em direito previdenciário pela Escola Paulista de Direito (EPD), atualmente cursando pós-graduação em direito previdenciário e trabalhista, a distância, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Sergio P. Gallindo

Sergio P. Gallindo

Presidente-executivo da Brasscom, advogado e engenheiro. Mestrando em direito político e econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre (M.Sc.) em ciência da computação pela University of Texas at Austin, EUA, com apoio do Fulbright International Fellowship Program; bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente da British Telecom no Brasil, membro do Conselho de Administração da Brasscom, vice-presidente da Nortel no Brasil e diretor-executivo de negócios corporativos da GVT.

Sérgio Rial

Sérgio Rial

Atuou por 18 anos no ABN AMRO, foi presidente da Marfrig Global Foods, CFO Global da Cargill e chefe da área de banco de investimentos da Bear Stearns. Sua experiência contempla também atuação em conselhos de administração de empresas como Delta, Carval Investors, Mosaic Fertilizers e ABN AMRO. Estudou direito e economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Gama Filho (UGF), realizou MBA no Ibmec e cursos nas universidades de Harvard, Wharton e Insead.

Solange Ribeiro

Solange Ribeiro

Presidente do Grupo Neoenergia, membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Atuou em posições de alta liderança em grandes empresas, como Chesf e Eletropaulo. Possui mestrado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Sonia Guimarães

Sonia Guimarães

É professora de física no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (DCTA) , em São José dos Campos, fundadora da ONG Afrobrás e colaboradora da Universidade Zumbi dos Palmares. Possui graduação em licenciatura ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestrado em física aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e PhD em Materiais Eletrônicos na University Of Manchester Institute Of Science And Technology.

Tania Bacelar

Tania Bacelar

Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan). Formada em ciências sociais e ciências econômicas, especialista em planejamento global e doutora em economia pública. Foi secretária de planejamento e secretária da fazenda de Pernambuco. Integra o CDES desde 2004.

Teresa Amaral

Teresa Amaral

Criou e é superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD). Historiadora com mestrado em comunicação social, dedica-se à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Foi uma das autoras do projeto da Lei Federal 7.853/89, que trata dos direitos desse público, considerada uma das mais inclusivas das Américas. Vem trabalhando com a proposta de uma nova abordagem de política pública para essa questão social.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br