Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Marcos De Marchi

Marcos De Marchi

Diretor-presidente da Elekeiroz e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Engenheiro mecânico, com formação complementar no Insead (França) e Fundação Dom Cabral. Presidiu a Rhodia América Latina. É também vice-presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); diretor da Asociacion Petroquímica y Quimica Latinoamericana (APLA) e membro do Conselho Diretor do International Council of Chemical Associations (ICCA).

Marcos Molina

Marcos Molina

É presidente do Conselho de Administração da Marfrig Global Foods S.A., empresa que fundou a partir de um pequeno negócio e liderou, inicialmente, como diretor-presidente. O Grupo Marfrig tornou-se a quarta maior empresa de alimentos do Brasil e uma das mais internacionalizadas da indústria de alimentos.

Marcus Vinicius Coêlho

Marcus Vinicius Coêlho

Presidiu o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão Nacional de Legislação e a Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É membro da comissão de juristas para o novo Código de Processo Civil e da comissão do Senado Federal para o novo texto do Código Eleitoral.

Maria Berenice Dias

Maria Berenice Dias

Advogada especializada em direito de famílias, sucessões e direito homoafetivo. É presidenta da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidenta do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM). Foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Marie Anne Van Sluys

Marie Anne Van Sluys

Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), coordena o laboratório GaTE-Genomes and Transposable Elements. Uma das lideranças do primeiro sequenciamento genético completo realizado no hemisfério sul. É membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida junto à Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Participou da elaboração do programa transversal de pesquisa em bioenergia (BIOEN-Fapesp) com foco em: biomassa, processos industriais, alcoolquímica, motores e impactos socioeconômicos, ambientais e uso da terra no estado de São Paulo.

Marina Cançado

Marina Cançado

Diretora-executiva da Agenda Brasil do Futuro e do grupo Geração Brasil Melhor e co-fundadora e diretora-executiva da organização social Travessia, ligada a reformas estruturantes e tecnologias na área de saúde e gestão pública. Além disso, é uma das fundadoras do Instituto Tellus e do Flow Brasil, que integra ciências comportamentais, design e administração pública. Possui graduação em administração de empresas pela FGV-EAESP e especialização em liderança pública para o desenvolvimento da América Latina pela Georgetown University.

Marina Grossi

Marina Grossi

Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Economista com vasto currículo ligado à área governamental. Foi negociadora do Brasil na COP da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima entre 1997 e 2001 e coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003.

Milton Gonçalves

Milton Gonçalves

Ator, mineiro, militante do movimento negro nos anos 90. Candidatou-se ao governo do Rio de Janeiro. Foi o primeiro ator brasileiro a ser indicado a um Prêmio Emmy, pelo personagem Pai José na primeira versão de Sinhá Moça. Com mais de 70 longas-metragens, 80 novelas, programas, dentre eles diversos humorísticos e casos verdade, se mostra como o maior e mais atuante ator negro da atualidade.

Murillo de Aragão

Murillo de Aragão

Sócio-fundador da Arko Advice, do escritório de Advocacia Murillo de Aragão e do Instituto Brasília. Advogado, jornalista e cientista político, mestre em ciências políticas e doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Foi conselheiro do CDES de 2007 a 2015.

Nelson Narciso

Nelson Narciso

Presidente da NNF Consultoria em Energia e Diretor Regional da Sproule International, Consultor sênior da FGV Energia e do Institute of the Americas, é engenheiro mecânico pós-graduado em administração industrial e engenharia econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), professor convidado pela Brown University e palestrante nas universidades de Oxford, MIT, Columbia, dentre outras. Trabalhou na HRT Africa, Halliburton, ABB, Vetco Gray e Hughes WKM, empresas do setor de petróleo e gás natural.

Nizan Guanaes

Nizan Guanaes

Empresário do setor de comunicação e fundador do Grupo ABC de Comunicação. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, é membro desde 2009 do Clinton Global Initiative, participa do Fórum Econômico Mundial de Davos, faz parte do Global Creative Council do Facebook, é colaborador da Endeavor e um dos fundadores do Women in the World Foundation. Formado em administração, foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times.

Paula Bellizia

Paula Bellizia

CEO da Microsoft Brasil. Começou trabalhando na área de marketing da Whirlpool, onde ficou por sete anos. Em seguida, foi gerente de grupo de produtos na Telefônica antes de se juntar à Microsoft. Possui pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).

Paulo Skaf

Paulo Skaf

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi dirigente patronal no setor têxtil pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sindtêxtil).

Pedro Passos

Pedro Passos

Presidente do Conselho de Administração da Natura. Presidiu também o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e a Fundação SOS Mata Atlântica. Integra os conselhos do Instituto Empreender Endeavor, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pedro Wongtschowski

Pedro Wongtschowski

Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). É membro do Conselho de Administração do Grupo Ultra, da EMBRAER S.A e do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Pesquisador associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia pela USP.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br