Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Jackson Schneider

Jackson Schneider

Presidente da Embraer Defesa & Segurança, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foi vice-presidente de recursos humanos, relações jurídicas e assuntos corporativos na Mercedes-Benz do Brasil, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). É conselheiro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), da Fundação Bienal de São Paulo e diretor-executivo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) .

Jaime Lerner

Jaime Lerner

É presidente da Jaime Lerner Arquitetos Associados, que desenvolve projetos para os setores público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior e do Instituto Jaime Lerner. Foi prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por duas vezes. Pelo reconhecimento de sua obra, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais: Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o World Technology Award for Transportation (2001), Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements (2002).

Janete Vaz

Janete Vaz

Empreendedora e co-fundadora do Laboratório Sabin, um dos maiores e mais respeitados do Brasil, presente em nove estados e no Distrito Federal. Formada em bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com MBA em gestão de negócios pela INPG Business School e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC). Foi eleita, por dois anos consecutivos, uma das Melhores Gestoras de Empresas do Brasil pela Revista Valor Liderança à frente do Laboratório Sabin.

João Carlos Di Genio

João Carlos Di Genio

Diretor-presidente do Centro Educacional Objetivo, grupo criado em 1965 e que abrange da educação infantil ao ensino médio e cursos pré-vestibulares. É reitor da Universidade Paulista (Unip). Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP).

João Carlos Marchesan

João Carlos Marchesan

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). É sócio-controlador do grupo Marchesan Tatu, empresa fabricante de implementos e maquinário agrícola criada em 1946.

João Martins

João Martins

Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Também é presidente e acionista da Agropecuária João Martins S.A.

Joel Malucelli

Joel Malucelli

Fundador, em 1966, do Grupo JMalucelli - 3º maior grupo privado paranaense. O conglomerado é composto por 84 empresas de diversas segmentos, tais como seguros, construção pesada, saneamento, energia, e comunicação. Foi considerado por diversos anos um dos melhores empresários do Paraná, mais recentemente pela renomada consultoria internacional Ernst Young.

Jorge Abrahão

Jorge Abrahão

Diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro do Conselho do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É membro de conselhos de organizações como Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE), da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

Jorge Gerdau

Jorge Gerdau

Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Gerdau e do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Graduado em ciências jurídicas e sociais, com forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado. É fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann

Presidente do Conselho da Fundação Lemann e diretor da Kraft Heinz. Investidor e reestruturador de empresas como AmBev, Anheuser-Busch InBev, e Burger King.

José Carlos R Martins

José Carlos R Martins

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no estado do Paraná, presidente do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação do Ministério das Cidades e vice-presidente da CBIC.

José Félix

José Félix

É presidente da América Móvil do Brasil desde agosto de 2015, grupo que opera no país com as marcas Claro, NET e Embratel. De janeiro de 2008 até a fusão com a Claro S.A., ocupou o cargo de CEO da NET. É graduado em engenharia eletrônica com ênfase em telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui especializações em gestão em renomadas instituições como INSEAD, em Fontainebleau (França); Kellogg School of Management, em Evanston (EUA); e Fundação Dom Cabral, no Brasil.

José Junior

José Junior

Fundador e coordenador-executivo do Grupo Cultural AfroReggae, ONG internacionalmente reconhecida, fundada em 1993. Atua principalmente nas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

José Márcio Camargo

José Márcio Camargo

Economista da Opus Gestão de Recursos, empresa de investimentos que tem como foco a gestão do patrimônio de seus clientes. Doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é professor titular do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi membro do Conselho de Administração da BrMalls, foi sócio da Tendências Consultoria e já atuou como consultor do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Jose Roberto Afonso

Jose Roberto Afonso

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), professor do mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e consultor especializado em finanças públicas e federalismo. Doutor em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Assembleia Constituinte, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Ministério do Planejamento.

José Vicente

José Vicente

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e fundador presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural(Afrobras). Doutor em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e mestre em administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Tem especialização em relações internacionais e polícia comunitária em Fênix (EUA) e em narcotráfico e lavagem de dinheiro em Roma (Itália).

Josue C. Gomes da Silva

Josue C. Gomes da Silva

Presidente do Grupo Coteminas e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Fundou e preside o Conselho de Administração da Cantagalo General Grains e é membro do Conselho de Administração da Petrobras e da Embraer. Formado em engenharia civil e direito com mestrado em administração de negócios (MBA).

Laércio Cosentino

Laércio Cosentino

Presidente da Totvs, uma das mais expressivas empresas brasileiras da área de TI e software, atuando em vários países. Está entre as cinco empresas que mais investem em PD&I no Brasil e uma das 1000 no mundo.

Leila Velez

Leila Velez

CEO e sócia-fundadora da Rede de Institutos Beleza Natural, escolhida uma das empreendedoras do novo Brasil pela Revista Você S.A.. Empreendedora apoiada pelo Instituto Endeavor. Formada em Administração com especialização em marketing pela ESPM, com MBA Executivo do Coppead. Palestrante convidada em universidades e eventos sobre empreendedorismo, inovação, base da pirâmide e excelência em atendimento, no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e EUA. Professora convidada sobre varejo p/ baixa renda da FGV-SP e participante do Fórum p/ Discussão de Estratégias de Varejo para Baixa Renda.

Lia Hasenclever

Lia Hasenclever

É economista, doutora em engenharia de produção pela COPPE - UFRJ. Desde 1978 é professora do Instituto de Economia (UFRJ) e, atualmente, é membro do grupo de pesquisa Economia da Inovação. Autora de vários artigos e capítulos de livro sobre o tema economia da inovação, sendo a mais recente publicação o livro "O Acordo Trips na OMC e a Proteção Patentária no Brasil: Mudanças Recentes e Implicações para a Produção Local e o Acesso da População aos Medicamentos".

Lino de Macedo

Lino de Macedo

Professor titular aposentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Reconhecido supervisor, pesquisador e orientador de projetos voltados para o desenvolvimento, a educação e a saúde da criança. Autoridade em psicologia do desenvolvimento segundo Piaget. Atua no Instituto Pensi, braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que mantém também o Hospital Infantil Sabará. Membro do Comitê Científico e do Conselho Deliberativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Membro da Academia Paulista de Psicologia.

Luiz Carlos M. Barros

Luiz Carlos M. Barros

Presidente do Conselho da Foton Aumark do Brasil. Colunista da Rádio Bandnews FM e do Jornal Valor Econômico. Engenheiro e economista, ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e ex-ministro das Comunicações..

Luiz Carlos Trabuco

Luiz Carlos Trabuco

Diretor-presidente do Banco Bradesco S.A., presidente do Conselho de Representantes e da Diretoria Executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), presidente do Conselho de Administração da Elo Participações S.A., membro do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), membro do Fórum Brasil - Estados Unidos e membro do Comitê Estratégico da Vale S.A.

Luiz Moan

Luiz Moan

Sócio-diretor da YBK - Gestão Empresarial, membro do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), membro do Conselho Consultivo da CISA Trading e titular do Comitê Gestor do Inovar-Auto. Ingressou no setor automotivo na área de recursos humanos da Volkswagen. Presidiu a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e foi diretor de assuntos institucionais da General Motors.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano

Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Iniciou suas atividades profissionais na própria companhia. Foi um dos cinco vice-presidentes do Conselho Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Luzia Laffite

Luzia Laffite

Superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan). Assessora do Painel Técnico do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI- FMCSV e Universidade de Harvard) . Coordenadora da secretaria-executiva da Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará, e ex-coordenadora da secretaria-executiva da Rede Nacional da Primeira Infância. Graduada em psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em administração de empresas e psicologia organizacional e em desenvolvimento infantil das relações mãe-bebê e família (Modelo Tavistock).

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br