Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Eduardo Eugênio

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN) e sócio da Gouvêa Vieira Invest Ltda. À frente do Sistema FIRJAN, ocupa os cargos de presidente do CIRJ, do Conselho Regional do SENAI-RJ e Diretor regional do SESI-RJ. É presidente das Associações dos Membros da Legião de Honra – Brasil. Preside o Conselho Deliberativo da ONIP. Integrou o Conselho de Administração da Arcelor Brasil S/A, do BNDES e da Junta de Administração da FINAME.

Eduardo Navarro

Eduardo Navarro

É presidente do Conselho de Administração e diretor das áreas de Estratégia e Alianças, e Comercial Digital da Telefônica S.A. Foi responsável pelo planejamento estratégico e regulador na Telefônica Internacional S.A. Foi consultor na McKinsey&Company, período em que liderou projetos no Brasil, Espanha, Portugal e África do Sul, com foco em estratégias nas áreas de indústria, infraestrutura e telecomunicações. Começou sua experiência profissional na indústria do aço, no Grupo ARBED. É formado em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Eliana Calmon

Eliana Calmon

Jurista brasileira, primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Elizabeth de Carvalhaes

Elizabeth de Carvalhaes

Presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Antes, esteve à frente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Começou a carreira na Volkswagen do Brasil e foi vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Possuiu ampla experiência em negociações com governos e mercados internacionais, e atua em fóruns internacionais, entre os quais destacam-se a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o International Council of Forest & Paper Associations (ICFPA), entidade na qual ocupa a presidência desde 2015.

Erai Maggi Scheffer

Erai Maggi Scheffer

Presidente do Grupo Bom Futuro, que atua nos segmentos agronegócio, energético, imobiliário e aeroportuário e emprega mais de cinco mil funcionários.

Fabio Coelho

Fabio Coelho

Vice-presidente da Google Inc. e presidente da Google Brasil, uma das empresas mais admiradas e inovadoras do país. Em 2015 e 2016, foi considerado um dos 10 melhores CEO do Brasil pela revista Forbes Brasil. Foi presidente do Conselho do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB). É membro do Conselho da Graded School (Escola Graduada de São Paulo) desde 2013 e apoia as causas de empreendedorismo e educação.

Fernando de Castro Marques

Fernando de Castro Marques

Presidente da União Química Farmacêutica Nacional, empresa de capital 100% nacional, que, em 2016, completou 80 anos. É também presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), vice-presidente do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC/UNIFESP) e produtor rural nos estados de Minas Gerais e Goiás.

Gaudêncio Torquato

Gaudêncio Torquato

Presidente da empresa GT Marketing e professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Jornalista, é pioneiro do marketing político e da comunicação organizacional no país. Professor titular da USP, livre-docente e doutor em comunicação, coordenou e operou campanhas políticas majoritárias e proporcionais em diversos estados. Foi presidente e é atualmente vice-presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais (Abcop). É conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

George Teixeira

George Teixeira

Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Assumiu várias funções na diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agricultura do Acre (Acisa). Foi Cônsul Honorário do Peru no Acre, presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre) e da Companhia de Eletricidade do Estado do Acre (Eletroacre), estado em que também exerceu o cargo de secretário de Fazenda. É membro-fundador da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih - Acre) e presidente do Conselho Deliberativo do Banco do Estado do Acre.

Germano Rigotto

Germano Rigotto

É presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e membro do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi governador do estado do Rio Grande do Sul, duas vezes deputado estadual e três vezes deputado federal, tendo atuado como líder do PMDB e líder do governo no Congresso. Autor de livros como “Ètica e Desenvolvimento: Caminhos para um Novo Brasil”, “Presente e Futuro do Rio Grande do Sul” e “Para Além do Berço Esplêndido".

Gilberto Peralta

Gilberto Peralta

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e CEO da General Electric do Brasil. Preside, a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Fórum da Competitividade das Exportações (FCE).

Gisela Batista

Gisela Batista

Engenheira sênior no departamento de engenharia de processos da Tecsis Wind, especializada na fabricação de pás para os principais fabricantes de turbinas eólicas em todo o mundo. Atua como responsável pela análise da viabilidade econômica, produtiva, organização racional de recursos e novas tecnologias necessárias, análise de solução com foco no aumento de produtividade e pela viabilização de novos projetos nas cinco plantas ativas (Sorocaba e Camaçari). Iniciou carreira na Tecsis em 2005.

Guilherme Afif Domingos

Guilherme Afif Domingos

Diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Foi vice-governador de São Paulo. Já ocupou várias secretarias de governo do Estado de São Paulo e presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), da Federação e da Associação Comercial de São Paulo (Facesp e Acsp). É formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís.

Helena Nader

Helena Nader

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Formada em ciências biológicas, com doutorado e pós-doutorado. Membro da coordenação de biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Humberto Mota

Humberto Mota

Presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do RJ (ACRJ) e da Dufry do Brasil. Sócio da César Mota Advogados. Membro dos conselhos das empresas Brasif e do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (Coinfra-CNI). Presidente do Conselho da Associação Nacional das Empresas Concessionárias de Aeroportos Brasileiros (ANCAB); vice-presidente do Clube de Regatas do Flamengo; membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ. Formado em direito pela UFMG e em administração de empresas pela Universidade de Negócios e Administração do Estado de MG.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br