Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Rachel Maia

Rachel Maia

Formada em ciências contábeis nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), pós-graduada na Universidade de São Paulo (USP) e com cursos em Vancouver, no Canadá, e Harvard, no Estados Unidos, Rachel iniciou sua carreira como controller na Seven Eleven. Atuou na Novartis Pharmacy e foi CFO na Tiffany & Co, tendo sido responsável pela chegada da empresa ao Brasil. Hoje, a CEO da Pandora Brasil faz parte do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e Câmara Dinamarquesa e é membro do comitê de presidentes da Câmara Americana de Comércio.

Reginaldo Arcuri

Reginaldo Arcuri

Presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), do Fórum Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Superior Movimento Brasil Competitivo (MBC). Presidiu a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi secretário nacional de desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e diretor da Secretaria do Mercosul. Professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Renata Vilhena

Renata Vilhena

Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), integra o Comitê de Acompanhamento do Programa Líderes de Gestão Pública da Vetor Brasil, professora associada da Fundação Dom Cabral, consultora em gestão pública, ex-secretária de planejamento em Minas Gerais.

Renato Alves Vale

Renato Alves Vale

Presidente da CCR desde sua fundação, em 1998. Foi presidente da CCR AutoBan e diretor de engenharia da CCR NovaDutra. Ocupou cargos de direção em grandes construtoras nacionais e foi escolhido Executivo de Valor 2015 e 2016 na categoria Logística e Transporte, pelo jornal Valor Econômico, e é um dos três brasileiros no ranking dos 100 melhores CEO do mundo, em 2014, 2015 e 2016, pela Harvard Business Review.

Ricardo Morishita

Ricardo Morishita

Professor da disciplina direito do consumidor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e diretor de pesquisas e projetos no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2010) e presidente do Foro Ibero-americano de Agências de Governo de Proteção do Consumidor (2004-2005).

Ricardo Patah

Ricardo Patah

Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Graduado em direito e em administração. Foi delegado da UGT na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999, e representante dos trabalhadores do Conselho Curador do FGTS em 2001. Participou do Conselho Nacional da Previdência em 2005.

Roberto Justus

Roberto Justus

Administrador, publicitário, empresário, apresentador de televisão brasileiro e chairman do Grupo Newcomm, holding das agências Y&R. Ganhou projeção apresentando um programa de revelação de jovens empreendedores.

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o cooperativismo. Ex-ministro da agricultura e ex-secretário de agricultura e do abastecimento do estado de São Paulo, foi presidente da Sociedade Rural Brasileira.

Roberto Setubal

Roberto Setubal

Presidente e CEO do Itaú Unibanco e presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Presidiu a diretoria-executiva da Febraban, é membro da Conferência Monetária Internacional, do Comitê Consultivo Internacional de Nova Iorque do Federal Reserve Bank e é fundador e presidente da Comissão Executiva do Programa Itaú Social.

Robson Andrade

Robson Andrade

Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Graduou-se em engenharia mecânica e participou do programa de gestão estratégica para dirigentes empresariais da Fundação Dom Cabral e do Insead (França). Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br