Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Luiz Moan

Luiz Moan

Sócio-diretor da YBK - Gestão Empresarial, membro do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), membro do Conselho Consultivo da CISA Trading e titular do Comitê Gestor do Inovar-Auto. Ingressou no setor automotivo na área de recursos humanos da Volkswagen. Presidiu a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e foi diretor de assuntos institucionais da General Motors.

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano

Presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Iniciou suas atividades profissionais na própria companhia. Foi um dos cinco vice-presidentes do Conselho Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Luzia Laffite

Luzia Laffite

Superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan). Assessora do Painel Técnico do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI- FMCSV e Universidade de Harvard) . Coordenadora da secretaria-executiva da Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará, e ex-coordenadora da secretaria-executiva da Rede Nacional da Primeira Infância. Graduada em psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em administração de empresas e psicologia organizacional e em desenvolvimento infantil das relações mãe-bebê e família (Modelo Tavistock).

Marcos De Marchi

Marcos De Marchi

Diretor-presidente da Elekeiroz e presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Engenheiro mecânico, com formação complementar no Insead (França) e Fundação Dom Cabral. Presidiu a Rhodia América Latina. É também vice-presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); diretor da Asociacion Petroquímica y Quimica Latinoamericana (APLA) e membro do Conselho Diretor do International Council of Chemical Associations (ICCA).

Marcos Molina

Marcos Molina

É presidente do Conselho de Administração da Marfrig Global Foods S.A., empresa que fundou a partir de um pequeno negócio e liderou, inicialmente, como diretor-presidente. O Grupo Marfrig tornou-se a quarta maior empresa de alimentos do Brasil e uma das mais internacionalizadas da indústria de alimentos.

Marcus Vinicius Coêlho

Marcus Vinicius Coêlho

Presidiu o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão Nacional de Legislação e a Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É membro da comissão de juristas para o novo Código de Processo Civil e da comissão do Senado Federal para o novo texto do Código Eleitoral.

Maria Berenice Dias

Maria Berenice Dias

Advogada especializada em direito de famílias, sucessões e direito homoafetivo. É presidenta da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidenta do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM). Foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Marie Anne Van Sluys

Marie Anne Van Sluys

Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), coordena o laboratório GaTE-Genomes and Transposable Elements. Uma das lideranças do primeiro sequenciamento genético completo realizado no hemisfério sul. É membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida junto à Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Participou da elaboração do programa transversal de pesquisa em bioenergia (BIOEN-Fapesp) com foco em: biomassa, processos industriais, alcoolquímica, motores e impactos socioeconômicos, ambientais e uso da terra no estado de São Paulo.

Marina Cançado

Marina Cançado

Diretora-executiva da Agenda Brasil do Futuro e do grupo Geração Brasil Melhor e co-fundadora e diretora-executiva da organização social Travessia, ligada a reformas estruturantes e tecnologias na área de saúde e gestão pública. Além disso, é uma das fundadoras do Instituto Tellus e do Flow Brasil, que integra ciências comportamentais, design e administração pública. Possui graduação em administração de empresas pela FGV-EAESP e especialização em liderança pública para o desenvolvimento da América Latina pela Georgetown University.

Marina Grossi

Marina Grossi

Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Economista com vasto currículo ligado à área governamental. Foi negociadora do Brasil na COP da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima entre 1997 e 2001 e coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2001 e 2003.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br