Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

José Márcio Camargo

José Márcio Camargo

Economista da Opus Gestão de Recursos, empresa de investimentos que tem como foco a gestão do patrimônio de seus clientes. Doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é professor titular do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi membro do Conselho de Administração da BrMalls, foi sócio da Tendências Consultoria e já atuou como consultor do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Jose Roberto Afonso

Jose Roberto Afonso

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), professor do mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e consultor especializado em finanças públicas e federalismo. Doutor em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Assembleia Constituinte, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Ministério do Planejamento.

José Vicente

José Vicente

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e fundador presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras). Doutor em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e mestre em administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Tem especialização em relações internacionais e polícia comunitária em Fênix (EUA) e em narcotráfico e lavagem de dinheiro em Roma (Itália).

Josue C. Gomes da Silva

Josue C. Gomes da Silva

Presidente do Grupo Coteminas e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Fundou e preside o Conselho de Administração da Cantagalo General Grains e é membro do Conselho de Administração da Petrobras e da Embraer. Formado em engenharia civil e direito com mestrado em administração de negócios (MBA).

Laércio Cosentino

Laércio Cosentino

Presidente da Totvs, uma das mais expressivas empresas brasileiras da área de TI e software, atuando em vários países. Está entre as cinco empresas que mais investem em PD&I no Brasil e uma das 1000 no mundo.

Leila Velez

Leila Velez

CEO e sócia-fundadora da Rede de Institutos Beleza Natural, escolhida uma das empreendedoras do novo Brasil pela Revista Você S.A.. Empreendedora apoiada pelo Instituto Endeavor. Formada em Administração com especialização em marketing pela ESPM, com MBA Executivo do Coppead. Palestrante convidada em universidades e eventos sobre empreendedorismo, inovação, base da pirâmide e excelência em atendimento, no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e EUA. Professora convidada sobre varejo p/ baixa renda da FGV-SP e participante do Fórum p/ Discussão de Estratégias de Varejo para Baixa Renda.

Lia Hasenclever

Lia Hasenclever

É economista, doutora em engenharia de produção pela COPPE - UFRJ. Desde 1978 é professora do Instituto de Economia (UFRJ) e, atualmente, é membro do grupo de pesquisa Economia da Inovação. Autora de vários artigos e capítulos de livro sobre o tema economia da inovação, sendo a mais recente publicação o livro "O Acordo Trips na OMC e a Proteção Patentária no Brasil: Mudanças Recentes e Implicações para a Produção Local e o Acesso da População aos Medicamentos".

Lino de Macedo

Lino de Macedo

Professor titular aposentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Reconhecido supervisor, pesquisador e orientador de projetos voltados para o desenvolvimento, a educação e a saúde da criança. Autoridade em psicologia do desenvolvimento segundo Piaget. Atua no Instituto Pensi, braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que mantém também o Hospital Infantil Sabará. Membro do Comitê Científico e do Conselho Deliberativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Membro da Academia Paulista de Psicologia.

Luiz Carlos Trabuco

Luiz Carlos Trabuco

Diretor-presidente do Banco Bradesco S.A., presidente do Conselho de Representantes e da Diretoria Executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), presidente do Conselho de Administração da Elo Participações S.A., membro do Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), membro do Fórum Brasil - Estados Unidos e membro do Comitê Estratégico da Vale S.A.

Luiz Carlos M. Barros

Luiz Carlos M. Barros

Presidente do Conselho da Foton Aumark do Brasil. Colunista da Rádio Bandnews FM e do Jornal Valor Econômico. Engenheiro e economista, ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e ex-ministro das Comunicações..

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br