Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

João Carlos Di Genio

João Carlos Di Genio

Diretor-presidente do Centro Educacional Objetivo, grupo criado em 1965 e que abrange da educação infantil ao ensino médio e cursos pré-vestibulares. É reitor da Universidade Paulista (Unip). Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP).

João Carlos Marchesan

João Carlos Marchesan

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). É sócio-controlador do grupo Marchesan Tatu, empresa fabricante de implementos e maquinário agrícola criada em 1946.

João Gonçalves (Juruna)

João Gonçalves (Juruna)

Secretário-geral da Força Sindical e 2º vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

João Martins

João Martins

Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Também é presidente e acionista da Agropecuária João Martins S.A.

Joel Malucelli

Joel Malucelli

Fundador, em 1966, do Grupo JMalucelli - 3º maior grupo privado paranaense. O conglomerado é composto por 84 empresas de diversas segmentos, tais como seguros, construção pesada, saneamento, energia, e comunicação. Foi considerado por diversos anos um dos melhores empresários do Paraná, mais recentemente pela renomada consultoria internacional Ernst Young.

Jorge Abrahão

Jorge Abrahão

Diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro do Conselho do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É membro de conselhos de organizações como Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE), da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

Jorge Gerdau

Jorge Gerdau

Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Gerdau e do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Graduado em ciências jurídicas e sociais, com forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado. É fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann

Presidente do Conselho da Fundação Lemann e diretor da Kraft Heinz. Investidor e reestruturador de empresas como AmBev, Anheuser-Busch InBev, e Burger King.

José Calixto

José Calixto

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Representou os trabalhadores no extinto Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho e Emprego, no Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e no Conselho Monetário Nacional (CMN). Foi ministro classista do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

José Carlos R Martins

José Carlos R Martins

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no estado do Paraná, presidente do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação do Ministério das Cidades e vice-presidente da CBIC.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br