Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Deusmar Queirós

Deusmar Queirós

Presidente do Conselho de Administração da rede de farmácias Pague Menos. Iniciou a carreira na IBM, trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e abriu a própria corretora. Abriu a primeira farmácia nos anos 80, inspirado nas drugstores americanas.

Dorothea Werneck

Dorothea Werneck

Membro da Academia Brasileira de Qualidade e pesquisadora aposentada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi ministra do Trabalho e da Indústria e Comércio Exterior. Foi secretária de desenvolvimento em Minas Gerais. Teve atuação relevante na criação das Câmaras Setoriais e do Programa Brasileiro da Qualidade e da Produtividade nos anos 90.

Eduardo Eugênio

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN) e sócio da Gouvêa Vieira Invest Ltda. À frente do Sistema FIRJAN, ocupa os cargos de presidente do CIRJ, do Conselho Regional do SENAI-RJ e Diretor regional do SESI-RJ. É presidente das Associações dos Membros da Legião de Honra – Brasil. Preside o Conselho Deliberativo da ONIP. Integrou o Conselho de Administração da Arcelor Brasil S/A, do BNDES e da Junta de Administração da FINAME.

Eduardo Navarro

Eduardo Navarro

É presidente do Conselho de Administração e diretor das áreas de Estratégia e Alianças, e Comercial Digital da Telefônica S.A. Foi responsável pelo planejamento estratégico e regulador na Telefônica Internacional S.A. Foi consultor na McKinsey&Company, período em que liderou projetos no Brasil, Espanha, Portugal e África do Sul, com foco em estratégias nas áreas de indústria, infraestrutura e telecomunicações. Começou sua experiência profissional na indústria do aço, no Grupo ARBED. É formado em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Eliana Calmon

Eliana Calmon

Jurista brasileira, primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Elizabeth de Carvalhaes

Elizabeth de Carvalhaes

Presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Antes, esteve à frente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Começou a carreira na Volkswagen do Brasil e foi vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Possuiu ampla experiência em negociações com governos e mercados internacionais, e atua em fóruns internacionais, entre os quais destacam-se a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o International Council of Forest & Paper Associations (ICFPA), entidade na qual ocupa a presidência desde 2015.

Erai Maggi Scheffer

Erai Maggi Scheffer

Presidente do Grupo Bom Futuro, que atua nos segmentos agronegócio, energético, imobiliário e aeroportuário e emprega mais de cinco mil funcionários.

Fabio Coelho

Fabio Coelho

Vice-presidente da Google Inc. e presidente da Google Brasil, uma das empresas mais admiradas e inovadoras do país. Em 2015 e 2016, foi considerado um dos 10 melhores CEO do Brasil pela revista Forbes Brasil. Foi presidente do Conselho do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB). É membro do Conselho da Graded School (Escola Graduada de São Paulo) desde 2013 e apoia as causas de empreendedorismo e educação.

Fernando de Castro Marques

Fernando de Castro Marques

Presidente da União Química Farmacêutica Nacional, empresa de capital 100% nacional, que, em 2016, completou 80 anos. É também Presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC), Vice-Presidente do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC/UNIFESP) e produtor rural nos estados de Minas Gerais e Goiás.

Gaudêncio Torquato

Gaudêncio Torquato

Presidente da empresa GT Marketing e professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Jornalista, é pioneiro do marketing político e da comunicação organizacional no país. Professor titular da USP, livre-docente e doutor em comunicação, coordenou e operou campanhas políticas majoritárias e proporcionais em diversos estados. Foi presidente e é atualmente vice-presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais (Abcop). É conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br