Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Armando Valle

Armando Valle

Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e vice-presidente da Whirlpool, onde trabalha desde 1999. Economista pós-graduado em gestão financeira de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAE). Iniciou sua carreira na Petroquímica União (PQU) em São Paulo, como office boy, em 1972. Trabalhou na Sharp e na Gradiente. Na Whirlpool, além das atividades de negócios e operação, também é responsável pela área de sustentabilidade.

Benjamin Steinbruch

Benjamin Steinbruch

Diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Presidiu os Conselhos de Administração da Vale, da Light e da Metropolitana. Participa dos Conselhos de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Petrobras e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). É formado em administração de empresas e pós-graduado em marketing e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Bernardo Rezende

Bernardo Rezende

Ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, conselheiro do Conselho de Administração da Bodytech Company e sócio dos restaurantes Delírio Tropical. Além de ex-jogador de vôlei, é técnico bi-campeão olímpico e tri-campeão mundial. É multi-empresário de sucesso com destaque para a EduK, empresa de educação à distância premiada como uma das mil mais inovadoras do mundo em 2014. Criou em 2005, em Curitiba, o Instituto Compartilhar.

Betania Tanure

Betania Tanure

Sócia-fundadora da Betania Tanure Associados. É psicóloga, doutora pela Brunel University. Leciona em cursos de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e atua como professora convidada no Insead, Trium e London Business School. Foi diretora da Fundação Dom Cabral por 15 anos e participa de conselhos de administração de diversas empresas brasileiras.

Carlos Aguiar

Carlos Aguiar

Presidente da Condor Tecnologias Não-Letais e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa - SIMDE, que representa empresas do setor de materiais de defesa e segurança. Preside também o Conselho de Defesa e Segurança e a Representação Regional da FIRJAN da Baixada Fluminense - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Tem assento na diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP.

Chieko Aoki

Chieko Aoki

Empresária, é fundadora e presidente da Rede Blue Tree Hotels.

Claudia Sender

Claudia Sender

Presidente da LATAM Airlines Brasil. Atuou nas áreas de marketing e planejamento estratégico. Foi vice-presidente de marketing da Whirlpool Latin America e consultora da Bain&Company, onde coordenou projetos de grandes empresas do setor aéreo mundial.

Claudio Lottenberg

Claudio Lottenberg

É presidente do Hospital Albert Einstein, do LIDE Saúde e do Instituto Coalização Saúde. Mestre e doutor em oftalmologia, graduado pela Escola Paulista de Medicina. Professor titular em políticas públicas de saúde do curso de MBA em saúde do INSPER, autor dos livros: “A Saúde Pode dar Certo” e “Saúde e Cidadania–A tecnologia a serviço do paciente e não ao contrário”. Foi secretário de saúde do município de São Paulo, membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Academia de Medicina de São Paulo.

Clemente Ganz Lucio

Clemente Ganz Lucio

Diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Participa do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Conselho do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Unicamp e Dieese). É sociólogo e integra o CDES desde sua fundação.

Dan Ioschpe

Dan Ioschpe

Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e também do seu Conselho de Administração. É vice-presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion. É diretor da WEG, da Profarma e da Cosan e membro do Conselho da Pulsar.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br