Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Sergio P. Gallindo

Sergio P. Gallindo

Presidente-executivo da Brasscom, advogado e engenheiro. Mestrando em direito político e econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre (M.Sc.) em ciência da computação pela University of Texas at Austin, EUA, com apoio do Fulbright International Fellowship Program; bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente da British Telecom no Brasil, membro do Conselho de Administração da Brasscom, vice-presidente da Nortel no Brasil e diretor-executivo de negócios corporativos da GVT.

Sérgio Rial

Sérgio Rial

Presidente-executivo do Santander Brasil. Atuou por 18 anos no ABN AMRO, foi presidente da Marfrig Global Foods, CFO Global da Cargill e chefe da área de banco de investimentos da Bear Stearns. Sua experiência contempla também atuação em conselhos de administração de empresas como Delta, Carval Investors, Mosaic Fertilizers e ABN AMRO. Estudou direito e economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Gama Filho (UGF), realizou MBA no Ibmec e cursos nas universidades de Harvard, Wharton e Insead.

Solange Ribeiro

Solange Ribeiro

Presidente do Grupo Neoenergia, membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Atuou em posições de alta liderança em grandes empresas, como Chesf e Eletropaulo. Possui mestrado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Sonia Guimarães

Sonia Guimarães

É professora de física no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (DCTA) , em São José dos Campos, fundadora da ONG Afrobrás e colaboradora da Universidade Zumbi dos Palmares. Possui graduação em licenciatura ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestrado em física aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e PhD em Materiais Eletrônicos na University Of Manchester Institute Of Science And Technology.

Tania Bacelar

Tania Bacelar

Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan). Formada em ciências sociais e ciências econômicas, especialista em planejamento global e doutora em economia pública. Foi secretária de planejamento e secretária da fazenda de Pernambuco. Integra o CDES desde 2004.

Teresa Amaral

Teresa Amaral

Criou e é superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD). Historiadora com mestrado em comunicação social, dedica-se à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Foi uma das autoras do projeto da Lei Federal 7.853/89, que trata dos direitos desse público, considerada uma das mais inclusivas das Américas. Vem trabalhando com a proposta de uma nova abordagem de política pública para essa questão social.

Viviane Senna

Viviane Senna

É membro do Conselho Consultivo da Febraban, do Conselho de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do movimento Todos pela Educação. Fundou o Instituto Ayrton Senna em 1994, do qual é presidente. Formada em psicologia.

Zeina Latif

Zeina Latif

Economista-chefe da XP Investimentos. Ocupou cargos de economista-chefe no ING Brasil, Banco Real e HSBC Asset Management. Foi economista-sênior do Banco Bilbao Viscaya e da Tendências Consultoria Integrada. Também foi professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e da Faculdade de Economia da Universidade Mackenzie e pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP). Formada em economia com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br