Quem são os conselheiros

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é feita pelo presidente da República em função da trajetória profissional, da influência e da disposição de cada um para prestar contribuições relevantes à agenda de desenvolvimento do Brasil.

As conselheiras e os conselheiros são pesquisadores, empresários, sindicalistas, artistas e outros profissionais das mais diversas áreas, que colocam sua experiência e espírito público a serviço do país. Constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Abilio Diniz

Abilio Diniz

Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimentos de sua família, e da BRF, a maior exportadora de proteína animal do mundo. É membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. Durante uma década, entre 1979 e 1989, fez parte do Conselho Monetário Nacional (CMN). Ao lado de seu pai, foi responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, empresa da qual foi presidente do Conselho de Administração até setembro de 2013. É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Alcione Albanesi

Alcione Albanesi

Sócia-fundadora da empresa FLC Lâmpadas, líder no segmento de iluminação e pioneira na fabricação de LED no Brasil. Fundadora-presidente da organização não governamental Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do pais, que transforma a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino.

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado

Romancista, ensaísta e autora de livros infantis premiada internacionalmente. Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e vice-presidente do IBBY (International Board on Books for Young People).

Ana Maria Malik

Ana Maria Malik

Médica e especialista em gestão da saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É conselheira da Associação Latina para a Análise de Sistemas de Saúde (Alass). Conduz pesquisas e avaliações sobre quantificação de recursos humanos em hospitais, profissionalização dos trabalhadores de enfermagem, avaliação, qualidade e segurança do paciente.

Andréia Pinto

Andréia Pinto

Diretora-executiva e pesquisadora adjunta do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com atuação nos temas de regularização fundiária e ambiental, gestão ambiental municipal, manejo florestal e mercado de produtos florestais não-madeireiros. Bióloga, mestre em teoria e pesquisa do comportamento e doutora em desenvolvimento sustentável do trópico úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Anielle Guedes

Anielle Guedes

Fundadora e CEO da Urban3D S.A., startup inovadora de tecnologia para construção, que tem o objetivo de diminuir o déficit habitacional reduzindo os custos de construção. Foi tradutora da Anistia Internacional aos 12 anos. Iniciou, aos 16 anos, graduação em física e cursou economia na Universidade de São Paulo (USP). Presidiu o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU). Possui 3 pós-graduações, inclusive da Singularity University na NASA.

Anna Chiesa

Anna Chiesa

Professora da Universidade de São Paulo (USP), atua em diversos comitês, comissões e projetos na área de enfermagem e saúde pública. Graduada em enfermagem e saúde pública, com mestrado e doutorado em saúde pública pela USP e pós-doutorado no King’s College, Londres. Especialista em desenvolvimento infantil e consultora de programas para primeira infância.

Antonio Neto

Antonio Neto

Analista de sistemas, administrador de empresas, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (FEITTINF).

Ariovaldo Rocha

Ariovaldo Rocha

Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval, Reparo e Offshore (Sinaval). Foi diretor da Companhia Comércio e Navegação (Estaleiro Mauá). Fundou o Estaleiro Promar 1 Reparos Navais (Aker Promar) e presidiu a empresa PJMR Empreendimentos. É graduado em administração de empresas.

Armando Castelar

Armando Castelar

Coordenador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi analista na Gávea Investimentos, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e chefe do departamento econômico do BNDES. É Ph.D em economia pela University of California, Berkeley, mestre em administração pela UFRJ e em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). É engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e membro do Conselho Superior de Economia.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes - s/n

Anexo 1 - Sala 202 B

CEP 70150-900

Telefones: +55 61 3411-2199

+55 61 3411-3393

E-mail: cdes@presidencia.gov.br